De 26 de maio a 1 de julho de 2012 (aos finais de semana). A Maior Festa Italiana de Rua totalmente coberta do Brasil. Acesso gratuito a mais de 40 barracas com comidas típicas, shows com música ao vivo e muito mais.
![]() |
Festa de São Vito |
A maior Festa Italiana de Rua Coberta do Brasil. Acesso gratuito a mais de 40 barracas com comidas típicas, shows com música ao vivo e muito mais.
Todos os anos, nos finais de semana de junho, as ruas do Brás são invadidas pelas cores e sabores da maior e mais tradicional festa da comunidade italiana de São Paulo: a Festa de Rua de São Vito Mártir.
A festa, importante ícone no calendário de festividades da cidade de São Paulo, é uma iniciativa dos descendentes dos primeiros imigrantes de Polignano a Mare que desembarcaram em São Paulo.
Em 2010 foi realizada a décima quarta edição com sucesso de público. Uma multidão lotou a Rua Polignano a Mare para se deliciar com as mais de 40 barracas instaladas ao longo da rua. Dentre os diferenciais da culinária local, vale destacar o retorno da original barraca da Guimirella, um prato típico que só é possível de ser degustado neste evento.
Para aqueles que buscavam maior comodidade, o evento manteve a cantina com capacidade para 400 pessoas, com visão privilegiada ao palco, onde ocorreram shows de um dos maiores fenômenos da música italiana no Brasil: Fred Rovella. Com sua banda, Fred animou todos os finais de semana com sucessos da música italiana que marcaram gerações.
Uma surpresa especial para o ano de copa do mundo agradou e empolgou os torcedores de plantão: a apresentação do evento ficou por conta do sósia oficial do Rei Pelé, Nicanor Ribeiro que, durante os intervalos do show da banda, sorteou inúmeros brindes aos visitantes.
No quesito segurança, a edição 2010 também ofereceu muito mais. Além de um sistema de segurança particular, o evento contou com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com unidades móveis espalhadas pelas ruas da região. A Festa de São Vito passou a oferecer também um estacionamento oficial com capacidade para 200 veículos, para maior comodidade dos visitantes.
Graças à popularidade da festa de São Vito, participaram mais de dez mil pessoas durante os finais de semanas, com caravanas de diversas cidades do interior de São Paulo e até mesmo de outros países que visam participar de um dos mais tradicionais marcos culturais da cidade.
Toda a renda obtida durante as festividades é empregada na manutenção da Paróquia São Vito, bem como em importantes obras sociais. Dentre elas, a Inclusão Digital, onde são oferecidos cursos gratuitos de informática a pessoas de baixa renda; atendimentos odontológicos gratuitos à comunidade carente da região do Brás, entre outros. Como importante ação de inclusão social, parte da renda também será empregada no programa São Vito em Casa que, há anos conta com a colaboração de diversos voluntários que visitam cortiços instalados em toda a região do Brás, distribuindo cestas básicas, botijões de gás, entre outros itens de primeira necessidade. Mensalmente, o programa atende a mais de 400 famílias carentes.
Igreja São Vito
Rua Polignano A Mare, 51 - Brás - Leste
(011) 3228-8114
(011) 3228-8114
- Estac. (R$ 5)
De 26/05/2012 até 01/07/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário