Pedágios de São Paulo ficam mais caros a partir do domingo
Fonte: Site da Folha.com.br
O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira os novos valores das tarifas de pedágio nas rodovias estaduais, que variam de 2% a 14% e que entram em vigor no próximo domingo (1º).
A tarifa mais cara continua sendo a do sistema Anchieta-Imigrantes, que passará de R$ 20,10 para R$ 21,20 --aumento de 5%. A mais barata é a do Rodoanel, que subiu de R$ 1,40 para R% 1,50 (aumento de 7%).
Segundo a Artesp (agência do governo que fiscaliza as concessões), em 85% das praças do Estado o aumento será de até R$ 0,30.
O governo decidiu manter o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) para calcular o reajuste nas rodovias da primeira leva de concessões, de 1998. Nesse caso, o reajuste será de 4,26% --no ano passado foi de 9,77%.
Nos contratos mais novos, é usado o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 4,98% --no ano passado foi de 6,66%.
No cálculo das tarifas, além dos índices, são considerados arredondamentos de R$ 0,10 previstos nos contratos de concessão.
ÍNDICE
O governo recuou da decisão, anunciada no ano passado, de usar já neste ano o IPCA no reajuste dos pedágios de contratos antigos.
O IGP-M, calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), é mais influenciado pelo dólar no longo prazo. Por isso, desde 1998, ele tem ficado acima do IPCA, índice de inflação oficial calculado pelo IBGE. No período, o IGP-M subiu 228%, contra 138% do IPCA.
Este foi um dos motivos que levou a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) a definir o IPCA como indexador padrão dos reajustes. Logo que assumiu, após críticas sobre o preço dos pedágios na campanha eleitoral de 2010, o governador havia dito que iria rever os contratos para baratear os valores cobrados.
Segundo a Artesp, as negociações sobre a mudança foram concluídas com as concessionárias em dezembro. Mas o governo esperou o fechamento dos índices para decidir se usaria o IPCA já neste ano ou no ano que vem.
No fechamento, o IPCA ficou ligeiramente maior que o IGP-M, o que levou o governo a adiar a adoção do índice.
A diretora-geral da Artesp, Karla Bertocco Trindade, negou que a decisão tenha relação com o ano eleitoral.
Ela diz que a mudança de um índice para o outro teria pouco efeito. Nas rodovias da primeira leva, em 54% dos pedágios não haveria mudança no valor da tarifa e em 44% deles essa mudança seria de até R$ 0,10.
E eu venho com a seguinte pergunta após ler isso. Seu salário aumentou em 2012? Que raios de inflação é esse que aumenta sem aviso prévio. Na minha opinião, só pode aumentar com aviso prévio de 60 dias e ainda por cima, se as estradas apresentarem boas condições de manutenção. Caso contrário, deveria ser proibido! Vai entender esse país junto com essas empresas que só querem arrancar dinheiro do povo!!!
E eu venho com a seguinte pergunta após ler isso. Seu salário aumentou em 2012? Que raios de inflação é esse que aumenta sem aviso prévio. Na minha opinião, só pode aumentar com aviso prévio de 60 dias e ainda por cima, se as estradas apresentarem boas condições de manutenção. Caso contrário, deveria ser proibido! Vai entender esse país junto com essas empresas que só querem arrancar dinheiro do povo!!!
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